Segurança da Titularidade
Apenas o registro de marca assegura a sua titularidade. Outros registros (como razão social, endereços de sites, perfis de redes sociais) não garantem a exclusividade do seu uso.
Exclusividade de Uso
A propriedade da marca é adquirida com o ser registro, sendo assegurado ao titular o seu uso exclusivo em todo o território nacional. Assim, pode-se impedir a sua exploração indevida por terceiros.
Confiança do Mercado
Apenas os detentores de registros validamente expedidos podem assinalar o símbolo ® ao lado de suas marcas. Além de causar uma boa impressão, esse sinal certifica confiança e credibilidade.
Reivindicação de Rede Social
Como o titular da marca detém os direitos de sua exploração em monopólio, é possível reivindicar contas de redes sociais e até mesmo endereços de sites e domínios que estejam em uso por terceiros.
Franqueamento
A primeira etapa para o franqueamento de negócios é o registro da marca. Apenas com a titularidade desse ativo é possível dar continuidade ao processo de expansão com segurança.
Planejamento Tributário e Societário
Na condição de ativo, as marcas podem ser utilizadas para a construção de planejamentos empresariais com o intuito de economia tributária ou melhor administração de bens.